Programa Webcam

E pensar que videochamadas já fizeram parte da ficção científica… Pegue “2001: Uma odisséia no Espaço” (1968) por exemplo: o videofone era uma peça inspiradora de tecnologia futurista! Bem, a verdade é que o futuro já chegou tem tempos e o videochat é uma realidade h1á alguns anos. E com o advento dos smartphones com acesso à internet podemos, virtualmente, realizar videoconferências de qualquer lugar do planeta.


Microsoft Skype

O Skype foi o primeiro programa webcam amplamente disponível para o público. O Microsoft Skype não apenas está disponível para computadores, mas também para dispositivos móveis, tais como celulares Android, iPhones, iPads, tablets, etc. Instale o Skype, crie uma conta de usuário e adicione seus amigos da sua lista de contatos. A partir daí, simplesmente clique no botão de chamada para começar a usar o Skype como um programa webcam.

O Facebook oferece um serviço similar para conversar com seus amigos. De fato, o sistema de videochamadas do Facebook foi criado em parceria com o Skype. Embora nesse caso você esteja limitado aos seus amigos do Facebook, ele não demanda a instalação de um programa específico.

Google Hangouts

O Google Hangouts já vem como aplicativo padrão em diversos celulares Android e tablets, o que significa que muitas pessoas já tem acesso nativo a ele. Qualquer um com uma conta gratuita do Google pode utilizar o Hangouts como programa webcam em qualquer sistema operacional. Muitos consideram o Hangouts como um “sucessor espiritual” do antigo Google Talk. E convenhamos, hoje, mesmo quem não utiliza o Hangouts provavelmente já tem uma conta no Google.

Na web, o Hangouts pode ser acessado como programa webcam via Gmail ou Google+. Sua grande vantagem na batalha dos programas webcam em relação ao Skype é que o Google Hangouts permite chats em grupos de até 10 pessoas simultanea E gratuitamente! Em comparação, para se conversar com mais do que duas pessoas no Skype é necessário fazer uma assinatura paga do serviço Skype Premium.

Outra vantagem do Hangouts é que você pode ligar para qualquer número de telefone dos EUA ou do Canadá gratuitamente, direto do Gmail. Embora o Skype possa realizar ligações telefônicas você precisa assinar o serviço Skype Premium ou pagar pelos minutos de conversa previamente.

Para começar a utilizar o Google Hangouts como programa webcam simplesmente visite a página do Google Hangouts ou habilite a extensão do Hangouts dentro do próprio Gmail. in Gmail. A partir daí, simplesmente clique no ícone de videochamada enquanto estiver conversando com alguém para iniciar o programa webcam.

Apple FaceTime

O FaceTime só está disponível em dispositivos da própria Apple: iPhones, iPads, iPods touches e Macs. Porém, caso você e seu amigo utilizem dispositivos Apple, o FaceTime é um programa webcam bem integrado ao OS e bem fácil de utilizar. Obviamente, não é um software que você possa utilizar para se comunicar com qualquer um (já que nem todo mundo tem acesso a um dispositivo Apple…).

Para usar, simplesmente abra o FaceTime (que já vem incluído no iOS do seu dispositivo Apple), selecione com quem você quer conversar e inicie uma videochamada. Porém, caso a pessoa com quem você queira conversar não use o FaceTime como programa webcam uma mensagem de erro vai aparecer.

Embora a Apple tenha prometido que o FaceTime seria um programa webcam padrão quando foi anunciado em 2010, nenhuma outra menção a isso foi feita desde então. Ou seja, ao que tudo indica o Apple FaceTime deve continuar sendo um programa webcam apenas para dispositivos Apple por um bom tempo ainda.

E é só isso?

Serviços de comunicação só tem valor caso outras pessoas também os use. É óbvio que você pode instalar o programa webcam open-source Ekiga e utilizar o SIP para uma videochamada. Entretanto, você precisa saber que você vai ter um desafio extra tentando convencer seus amigos a migrarem para um programa webcam novo (e isso sem falar em todos os problemas relacionados a firewalls que envolvem clientes SIP). A verdade é que programas webcam como o Microsoft Skype, o Google Hangouts e o Apple FaceTime já tem uma base de usuários simplesmente colossal. O Skype é um gigante e amplamente conhecido pela maioria das “pessoas normais” que tem dificuldade de se adaptar a novas tecnologias. Uma quantidade enorme de pessoas já utilizam o Google Talk como programa webcam e celulares Android. E isso sem falar da quantidade de dispositivos Apple que existe no mundo.

Existem serviços como o meetings.io, que tentam oferecer uma plataforma para videochats sem que contas de usuárias precisem ser feitas. Mas qualquer programa webcam que requeira que você e seus amigos migrem para um serviço novo tem uma longa batalha pela frente.

About

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *