Conversar pela webcam

Entre todos os métodos de comunicação possíveis pela internet, conversar pela webcam é um dos meios mais práticos e eficientes para aproximar duas pessoas que estejam fisicamente distantes.


Mas de nada vale esse recurso se a transmissão da imagem estiver ruim, comprometendo o que mais é levado em conta para conversar pela webcam: o vídeo. Alguns obstáculos, como borrões na tela, travamentos ou configurações mal-ajustadas, são capazes de comprometer a formação da imagem na tela – e, consequentemente, estragar a conversa.

Procure deixar o mensageiro utilizado para as conversas sempre em sua última versão. As atualizações que são feitas nesses softwares podem incluir, além de melhorias na interface em geral, uma melhor qualidade nas transmissões por vídeo para conversar pela webcam.

As reclamações mais constantes das pessoas para conversar pela webcam estão em itens essenciais, como a luz no cômodo em que você está. Nesse caso, os dois extremos são ruins: não utilize iluminação demais, mas também não aposte apenas no brilho do monitor.

O ideal é procurar uma fonte de luz (de preferência natural, caso esteja de dia) e posicionar-se de frente para ela, evitando ao máximo alguma iluminação forte vinda de suas costas. Especialmente no caso de notebooks, mantenha a câmera na altura de seus olhos. Podem parecer itens simples, mas que fazem uma grande diferença para conversar pela webcam.

Além disso, evite um grande movimento atrás de você, como pessoas se movendo bruscamente ou a televisão ligada. Quanto mais estática for a imagem (sem contar seus próprios movimentos, claro), menos travada ela vai aparecer para outras pessoas quando você for conversar pela webcam.

Se ajustar-se à luz ambiente não funcionou, então você pode recorrer às configurações da própria webcam. Cada modelo conta com um software próprio, mas todos possuem um mínimo de opções que podem melhorar levemente a qualidade da transmissão. Nessas opções, você pode controlar brilho, contraste e intensidade das cores mostradas em vídeo, entre outros efeitos possíveis. Além disso, os próprios programas mensageiros podem contar com janelas de configuração de webcam. Mas fique atento: apesar da facilidade em mexer nessas opções, lembramos que as mudanças não são tão eficientes quanto trocar a iluminação do local, que deve ser a preocupação primária ao conversar pela webcam.

Quando for conversar pela webcam, procure não exigir muito de sua internet: conversas por vídeo com outra pessoa costumam consumir bastante de sua rede. Por isso, prefira fechar abas em excesso no navegador, programas pesados e até seus downloads.

É recomendado também que sua conexão seja feita por cabo, em vez de Wi-Fi. Não é uma condição muito necessária, mas também contribui para a qualidade da transmissão para conversar pela webcam.

Se você usa o Skype e está com uma qualidade de vídeo realmente ruim para conversar pela webcam, uma pequena alteração em seu código pode aumentar o número de frames por segundo que são reproduzidos – melhorando levemente a transmissão.

Se você tentou todas as dicas mostradas e não obteve nenhuma melhora na resolução da imagem para conversar pela webcam, talvez seja mesmo a hora de trocar sua webcam.

O acessório hoje não é tão caro – é possível encontrar bons produtos por aí que custam menos de R$ 50. Além disso, caso você não queira utilizar uma webcam, ela pode até ser substituída por alguns modelos de câmera fotográfica ou smartphone.

About

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *